Facebook vai mudar de nome para Meta, para enfatizar metaverso

Facebook vai mudar de nome para Meta, para enfatizar metaverso

 


Mark Zuckerberg anunciou nesta quinta-feira, 28, que a holding Facebook será rebatizada com o nome Meta. O CEO da empresa disse que a iniciativa tem como objetivo encampar sua visão de realidade virtual, que ele chama de “metaverso”. “Tenho pensado muito sobre nossa identidade”, disse Zuckerberg, no evento virtual em que fez o anúncio. “Com o tempo, espero que sejamos vistos como uma empresa metaversa.”


Além de rebatizar a empresa que agrega a rede social que mantém o nome Facebook, o Instagram, o WhatsApp, o aplicativo de realidade virtual Oculus e várias outras iniciativas, Zuckerberg também mudou o logo. O novo mostra uma versão levemente modificada do símbolo do infinito, também em azul, ao lado das letras que formam a palavra “Meta”. Ao explicar a mudança de marca, Zuckerberg disse que o nome “Facebook” simplesmente não abrange mais “tudo o que fazemos”.


O anúncio ocorre em meio a uma crise no Facebook. A empresa enfrenta escrutínio do governo americano e de agências regulatórias em várias partes do mundo após revelações sobre a forma como políticas de controle de conteúdo sensível e ofensivo foram conduzidas internamente. A mudança de nome é vista por muitos analistas e especialistas como estratégia para criar uma cortina de fumaça sobre os problemas recentes.


O Real Facebook Oversight Board, um grupo externo focado na empresa, anunciou que manterá seu nome. “Mudar de nome não muda a realidade: o Facebook está destruindo nossa democracia e é o maior vendedor de desinformação e ódio do mundo”, disse o grupo em um comunicado. “A mudança de nome sem sentido não deve desviar a atenção da investigação, regulamentação e supervisão real e independente necessária para responsabilizar o Facebook.”

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem